quarta-feira, 3 de abril de 2013

História



Osvaldo da Silva Toledo é natural de Guiricema – MG. Filho do Sr. Sinflorino Toledo da Silva e de D. Alzira Toledo da Silva.

- Veja o Vídeo do meu Pai próximo dos 80 anos e minha Mãe com 76 anos -

 Aprendeu cantar, tocar Violão e Viola aos sete anos de idade, com os irmãos e companheiros que trabalhavam no sítio de seus pais, no Valão de Guiricema, onde foi criado.
                                      "Faustino da Silva Toledo,  na  foto entre os filhos Joel e Geovan, irmão mais velho (dos homens),  merece  consideração  especial nesta história, porque foi com ele que tudo começou. Ele comprou o primeiro violão, aprendeu a afinar e a fazer os primeiros acordes, através de um Método Prático que ensinava principiantes a tocar violão. Depois descobriu que poderia afinar cinco cordas do violão em afinação de viola, através de outro Método que ensinava tocar também viola. E este Método eu tenho uma lembrança mais detalhada dele, porque tinha na capa a foto do Tonico e do Tinoco. A gente era ainda criança, rodeávamos ele todas as noites e, aos poucos, todos os irmãos foram tendo noção de viola e de violão. Isto foi por volta dos anos  de 1960. Como acreditamos que Deus dá o Dom a cada um, segundo sua capacidade, houve quem se desenvolvesse mais. Mas Faustino terá sempre grande importância entre nós, por nos ensinar os primeiros passos na música e terá sempre nossa gratidão. E como presente maior de Deus, seus filhos Joel e Geovan  hoje brilham em todo o Brasil, como Músicos e Compositores, dando prosseguimento a um trabalho que começou humildemente, mas que já nos orgulha muito e nos faz sentir que valeu a pena todo seu esforço", texto que Osvaldo fez questão de incluir em sua história.
Em 1970 Osvaldo Toledo formou uma Dupla com seu irmão Francisco Toledo – “Castelo e Castelinho”, depois, “Irmãos Toledo”. Iniciaram suas apresentações nas Rádios Cultura (Visconde do Rio Branco - MG), Educadora e Sociedade Ubaense (Ubá –MG).
No Valão de Guiricema, na pequena Escola Rual "Laurindo da Silva Botelho", Osvaldo e seus irmãos foram Alfabetizados. Era uma escola simples, mas a dedicação e o carinho de Dona Adelina, sua primeira Professora, deixaram lembranças inesquecíveis e conhecimentos básicos, nos cálculos matemáticos, na escrita e formação como ser humano, que permanecem até hoje no tratamento educado com as pessoas, exemplo de boa conduta, de Fé e vontade de vencer em seu projeto de vida. Vejam o que diz Osvaldo Toledo ao reencontrar Dona Adelina depois de aproximadamente 50 Anos:
"Uma Professora, antes de tudo uma Mãe para cada aluno. Seu Ensinamento era Alfabetizar com um sabor a mais. Tinha o gosto do Amor, do Bom Conselho, do Respeito e do cuidado especial com todos. Todo meu trabalho, minhas músicas, meus textos, revelam parte desta primeira Luz do Conhecimento, que chegaram a mim pelas mãos e pelas palavras sábias de Dona Adelina Ferraz Botelho, minha primeira Professora e minha Madrinha. Posso dizer que sou muito grato a Deus. E que estou muito feliz de poder estar nesta foto ao lado dela. E ainda compartilhar este momento com todos os meus amigos. Aproveito para agradecer, à D. Adelina, em nome de todos os meus irmãos, os quais também foram seus alunos!
No ano de 1972, a dupla conquistou o primeiro troféu, ganhando o Festival Regional da Música Sertaneja, promovido pela Rádio Cultura de Visconde do Rio Branco.
A convite do Sr. Alípio Jacintho da Costa, do Movimento de Evangelização da Diocese de Caratinga – MG, os irmãos trabalharam nas Comunidades Eclesiais de Base, ensinando Músicas Sacras em diversos estados do Brasil, quando começaram a compor músicas religiosas. Ao todo, foram criadas 60 Composições. 
João Rezende, Dom Corrêa e Alípio
É justo lembrar também que João Rezende,  membro do Movimento de Evangelização, foi quem fez as primeiras gravações de músicas, em fita cassete, da dupla Irmãos Toledo. João Rezende e Alípio Jacintho da Costa escreveram seus nomes na história da Diocese de Caratinga como pioneiros do MOBON (Movimento da Boa Nova. Na foto eles estão ao lado de Dom José Eugênio Corrêa, que era Bispo da Diocese de Caratinga, no lançamento da pedra fundamental da construção da Casa Central do Mobon, na Cidade de Dom Cavati - MG.
             ******************
Geraldo Miranda e Osvaldo Toledo
"O Sr. Geraldo Miranda, Produtor Rural  de Vilas Boas, distrito de Guiricema, foi quem levou o convite do Alípio até à nossa casa no Valão de Guiricema, onde trabalhávamos como lavradores, não tínhamos nenhuma experiência para viajar. Conversando com nossos pais, Geraldo os orientou que era importante pra gente dar este passo na carreira artística. Nos deu instruções como fazer esta primeira viagem, e daí em diante tudo foi se acertando. Disse ainda que tínhamos o dom de cantar e tocar instrumentos, e que poderíamos fazer muito bem às pessoas  e  representar nosso povo  no cenário da música brasileira", observa Osvaldo.
Entre 1974 e 1981, Osvaldo e Francisco concluíram seus estudos em Caratinga, onde também trabalharam na Gráfica e Editora Dom Carloto (JORNAL DIRETRIZES), orientados por Mons. Raul  Motta de Oliveira, com o qual muito aprimoraram seus conhecimentos. "Mons. Raul nos ensinou técnicas para compor, nos orientando sobre rimas, métrica, impostação de voz,  gramática, enfim, nos deu ensinamentos que jamais serão esquecidos. No melhor de nosso trabalho há sempre reflexo das coisas que ele nos ensinou", declara Osvaldo. 
Mons. Raul Motta de Oliveira  e  Osvaldo Toledo
Neste período, apresentavam programas sertanejos na Rádio Sociedade Caratinga.
Suas primeiras composições gravadas em disco foram pelas Edições Paulinas – SP, com os “Filhos de Aparecida”, em 1978:  “A Prece da Chica” e “O Filho que volta".
Foram para o Vale do Aço em 1982. Fizeram parte da programação das Rádios Educadora (Cel. Fabriciano - MG)  e Vanguarda do Vale do Aço (Ipatinga - MG). No Festival da
Música Sertaneja de Raiz, promovido pela Rádio Educadora de Cel. Fabriciano que contou com a participação de Artistas de toda a região os Irmãos Toledo conquistaram o Troféu de 1º Lugar. Foi um grande impulso na carreira, pois receberam convites para Shows em várias cidades do interior mineiro. Mas Guiricema sempre manteve um carinho e um  cuidado muito especial com a dupla, que sempre teve presença marcante nos principais eventos da Cidade. Este Vídeo é uma recordação muito agradável da dupla cantando em sua terra natal no ano de 1984.

                                                                                                 

Através do radialista Sr. Wilson Camargo a dupla conseguiu gravar um LP – de composições próprias, na Gravadora ITAIPU – SP. com Destaque para as músicas “Mãe Natureza” e “Revendo Minha Terra”.

A dupla se desfez em 1988.

Em 2003, Osvaldo Toledo voltou a compor. Desta vez, dedicou seus trabalhos à Dupla Sertaneja “Joel  e  Geovan”,  de  Amparo (SP), colaborando para a produção de seu segundo CD. A música “Mãe Natureza” foi regravada juntamente com composições inéditas do autor: "Duas Mãos", "Amor Diferente" e "Vou Tirar meu Pé do Chão".
Em 2006, sua música "Grito à Nação", interpretada por Joel e Geovan, se destacou entre 2800 músicas inscritas no "Festival Viola de Todos os Cantos", organizado pela EPTV – Emissora afiliada à Rede Globo de Televisão (Campinas – SP).
CD VIOLA DE  TODOS OS CANTOS  4ª  EDIÇÃO
“Grito à Nação” foi classificada entre as melhores do concurso. Na etapa final, que aconteceu em Limeira-SP, ficou entre as 10 melhores do festival, fazendo parte do CD "Viola de Todos os Cantos" - 4ª edição.

Em 2008, Osvaldo Toledo com o irmão Francisco, lançaram o CD "Violência Não" com composições inéditas e regravaram "Revendo Minha Terra", um reencontro da dupla Irmãos Toledo" depois de 20 anos.
Como Profissional Gráfico,  Osvaldo Toledo trabalhou também  na Gráfica Lajinhense (Cel. Fabriciano - MG  de 1982-1987), no Diário do Aço (Ipatinga - MG de 1987-1989). Em Manhumirim - MG, de 1990-2000 trabalhou como Gerente da Gráfica "O Lutador".  Gerenciou ainda a Gráfica Expansão Cultural (Gráfica Oficial do Jornal Tribuna do Leste), na Cidade de Manhuaçu - MG (2002-2008). Durante todo o período que trabalhou como Gráfico, Osvaldo sempre conciliou trabalho e atividade musical sem prejuízo para  uma ou outra profissão. Em Manhuaçu, considera ter aprendido muito e conseguido também grande apoio do Fundador e Editor-Chefe do Jornal Tribuna do Leste,  Pe. Júlio Pessoa Franco, de toda sua  equipe de jornalismo e dos funcionários do setor gráfico.
Também como Gráfico, trabalhou no Jornal  Diário Popular de Ipatinga de 2008 a 2009. Seguindo então para Esmeraldas - MG, depois Brumadinho - MG, ambas as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde ficou cerca de três anos. Dedicando-se ao aprimoramento no conhecimento da Viola Caipira, optou  pelo Projeto Viola e Voz, se apresentando em casas de eventos daquela Região.
Em Betim - MG,  alcançou o Prêmio de Melhor Compositor da Música Sertaneja - Categoria Raiz, interpretando sua composição O VIOLEIRO E A NATUREZA. Isto foi em 2011,  no  Festival promovido pela Casa da Cultura.
Atualmente, Osvaldo Toledo reside em Ubá-MG, faz suas apresentações musicais em diversas Cidades da Região, com sua Banda Show, para Seresta, Forró e Eventos Públicos, apresentando músicas de sua autoria, clássicos sertanejos e grandes sucessos atuais. Em 2013 lançou o CD "Semente do Amor", com 16 músicas, todo autoral, com destaque para as composições: Mineiro de Verdade, Violência Não e O Violeiro e a Natureza.










Para o Ano de 2016, apresentamos o novo trabalho, também de Produção Independente, o CD Nas Asas do Beija-flor, que  já está à disposição de todos os  fãs e Emissoras de Rádios de todo Brasil.

  
O CD mais recente, foi lançado em 2019, destacando a Música De Bar em Bar. Para manter o desejo de estar sempre apresentando mensagem de vida em suas composições, Osvaldo Toledo apresenta a Música Ei Pai, Conte uma História, gravada com a participação de Joel e Geovan


História/Biografia: Texto Original - Repórter Thomaz Jr. (Manhuaçu - MG) - Atualizado por Rogério Toledo (Ubá - MG)                                                                                                 

8 comentários:

  1. Parabéns pra vc., sucesso, saúde e felicidades.

    ResponderExcluir
  2. ACOMPANHEI COMO COORDENADORDO MOBON QUE JUNTO COM Pe JOÃO VIGÁRIO DE GUIRICEMA NA ÉPOCA, TROUXE O MOBON PARA GUIRICEMA E DEPOIS SE ESPALHOU PORQUASE TODAS AS PAÓQUIAS.PRESTOU UM GRANDE SERVIÇO, POR MERECE TODAFELICIDADE DO MUNDO. PARABENS!

    ResponderExcluir
  3. Verdade, meu amigo João Becari. Você foi fundamental em todos os trabalhos do Movimento da Boa Nova em nossa região. Na coordenação geral, nos plenários de grupo onde eram debatidos os temas centrais para cada mês. Houve muito crescimento cultural e muito entendimento também sobre a Bíblia Sagrada, Palavra de Deus. Só tem mesmo que lhe agradecer por tudo que aprendi neste trabalho comunitário onde sua presença era sempre muito construtiva.

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns continuem esta música maravilhosa a autêntica música raiz que vale a pena ouvir em qualquer lugar e em qualquer horário. nota 1000.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Unknown,a gente fica muito feliz quando recebe elogios assim como o seu. Meu abraço, minha gratidão! Continue me seguindo. Muita paz, bênçãos de Deus pra você!

    ResponderExcluir